Como dar aula para grupos grandes de alunos?

gustavo s de borba
3 min readSep 13, 2024

Embora aqui no Brasil os grandes seminários não sejam uma realidade frequente, muitas vezes interagimos com um grupo maior de alunos. Salas com 50, 60 estudantes acabam trazendo novos desafios para o engajamento.

Pensei em escrever sobre isso porque algumas amigas me questionaram a partir dos vídeos, sobre como aplicar essas práticas em turmas grandes, ou, se elas não se aplicam, quais seriam as práticas possíveis.

Fiquei pensando nisso e me dei conta, como na maioria das vezes, que as práticas em si não podem ser todas definidas a priori, dependem do grupo, da disciplina, da aula, do professor. Entretanto, vale a pena pensar em algumas possibilidades a partir de experiências anteriores bem sucedidas.

Como trabalhar com turmas grandes?

O ponto de partida para o uso de qualquer metodologia é o mesmo que temos em grupos pequenos: precisamos conhecer os alunos.

Para isso, são muitas as técnicas possíveis, mas talvez seja mais adequado para grupos maiores utilizar um formulário com informações autobiográficas que pode nos ajudar a identificar cada um e também as características do grupo.

Esse é o ponto de partida para escolhermos práticas e caminhos durante o semestre.

A segunda questão para mim é a ressignificação do que é um grupo grande: precisamos usar estratégias que definam grupos menores e possibilitem uma interação mais efetiva.

Nao se trata de reduzir o todo da sala a 6 grupos, por exemplo, mas de definir os grupos para facilitar a circulação de conhecimento, do debate, e da própria professora.

A criação de pequenos grupos ajuda no processo de giro do conhecimento tácito. Para que esse conhecimento se torne tangível, podemos usar, por exemplo, a geração de mapas e diagramas conceituais, desenvolvidos em colaboração.

Uma outra estratégia é definir momentos distintos durante a aula. Quebrar a aula, por exemplo, em períodos curtos de exposição intercalados com trabalho em grupo e compartilhamento. Essa dinâmica faz com que o aluno se desacomode e eventualmente consiga ampliar ou flexibilizar o seu estilo de aprendizagem.

A partir desse olhar, eu busquei práticas recorrentes nos centros de ensino e aprendizagem de diferentes instituições, com foco em grandes grupos. Algumas sugestões que mapeei eu divido aqui, mas quem quiser saber mais, vale acessar os links que compartilho nesse texto.

As principais ideias são:

  1. Seja ativo, circule na sala, fale com o aluno olhando no olho, chamando pelo nome, mesmo que para isso precise que os nomes estejam evidentes em algum espaço da classe. Uma estratégia pode ser solicitar aos alunos que falem o nome sempre no iniciou da sua fala, e a partir disso você pode dialogar com ele mais pessoalmente.
  2. Para que o aluno se sinta a vontade para responder no grande grupo, crie uma dinâmica de escrita — eles podem escrever respostas em papel e compartilhar com colegas ou mesmo com o professor, de forma anônima.
  3. Utilize a estratégia de mini atividades para que eles sigam engajados: atividades de 2, 3 minutos para sintetizar, conversar com o colega, compartilhar.
  4. Use a lógica pensar-conversar-compartilhar
  5. Quando um aluno pergunta algo, vá mais próximo dele.
  6. Faça perguntas
  7. Use a ideia de feedback dos pares (em uma turma de 50, temos 25 duplas, o que facilita o controle da atividade)

Essas são só algumas das práticas, e sei que vocês devem usar muitas outras.

O mais importante é que, quando testamos alguma prática nós aprendemos e desenvolvemos novos caminhos também para os nossos alunos.

Sugestões de leitura:

Kirkwood, C. Teaching and engaging students in large classes . Mental Health Clinician (2013) 2 (10): 322–324.https://doi.org/10.9740/mhc.n143601

Cornell University: Center for Teaching Innovation: https://teaching.cornell.edu/large-classes-teaching-tips

University of Oxford: Oxford Teaching Ideas: https://www.ctl.ox.ac.uk/large-class-teaching

University of Wisconsin Whitewater: https://www.uww.edu/learn/restiptool/largeclasses

University of Massachusetts Amherst: https://www.umass.edu/ctl/how-do-i-keep-my-students-engaged-large-courses

Walden University: https://www.waldenu.edu/online-bachelors-programs/bs-in-elementary-education/resource/ten-tips-for-teaching-large-classes

--

--

gustavo s de borba
gustavo s de borba

Written by gustavo s de borba

Professor da Unisinos na área de Design. Escrevo aqui sobre o cotidiano, em um diário do período de pandemia, com textos de um ano atrás.

No responses yet